Conteúdos para você

Tire todas as suas dúvidas sobre Imposto de Renda 2022 – Parte 3

 

Não importa se você já declara imposto de renda todos os anos ou se é um estreante neste processo: dúvidas sobre boas práticas e o que se deve ou não fazer ao declarar o Imposto de Renda sempre surgem. Este ano, o prazo para entrega da declaração vai de 7 de março até 31 de maio, e para te ajudar no preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda 2022, reunimos aqui algumas dicas para você se organizar.

Na primeira parte do nosso guia, falamos sobre o que é o Imposto de Renda e quem deve fazer a declaração, e na segunda, entendemos quais eram os principais cuidados ao preencher o Imposto de Renda 2022 e o que deve ser declarado.

Por fim, vamos ver quais são as novidades para o Imposto de Renda 2022 e mais detalhes sobre a restituição. Veja abaixo!

Mas lembre-se: as informações abaixo estão disponíveis apenas para que você compreenda um pouco melhor o processo de entrega do Imposto de Renda 2022. Caso tenha dúvidas, procure um contador ou outro profissional qualificado para te auxiliar.

   

Novidades para o Imposto de Renda 2022

Agora, é possível receber a restituição ou pagar o DARF via Pix, mas é necessário que a chave Pix seja igual ao CPF do titular da declaração. Também é possível iniciar o preenchimento do Imposto de Renda 2022 no seu celular e finalizar o processo no computador, uma novidade deste ano.

 

Ainda assim posso cair na malha fina do Imposto de Renda 2022?

Após declarar seu Imposto de Renda, caso haja inconsistências ou informações declaradas incorretamente, existe a possibilidade de que a declaração seja retida. Isso não quer dizer que a pessoa seja sonegadora de impostos, mas é preciso ficar atento para cumprir todos os requisitos no preenchimento do Imposto de Renda 2022.

Segundo a Receita Federal, os principais motivos que levam pessoas a terem declarações retidas são deduções da base de cálculo (como despesas médicas), omissão de rendimentos (como ações judiciais e salários), deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, divergência de informações sobre pagamentos e divergências entre os dados da Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) e as informações declaradas pela pessoa física.

 

E a restituição do Imposto de Renda?

Tradicionalmente, os lotes de restituição do Imposto de Renda são pagos em 5 momentos, neste ano entre 31 de maio e 30 de setembro de 2022. Veja as datas:

 

Lote       Data

1º            31 de maio

2º            30 de junho

3º            29 de julho

4º            31 de agosto

5º            30 de setembro

 

 

É possível conferir se você receberá a restituição em determinado lote apenas uma semana antes da abertura do mesmo. A ordem que a restituição é paga é determinada de acordo com a data em que a declaração é entregue.

Agora que você já sabe os principais pontos sobre o Imposto de Renda 2022, é possível preencher seus dados no programa da Receita Federal com um pouco mais de segurança. Ainda assim, caso surja qualquer dúvida, peça a ajuda de um profissional para finalizar a declaração de Imposto de Renda 2022.

 

 

Todos os posts

É zero tarifas, zero burocracia e zero
agência. O AgZero é 100% digital.
Abra a sua conta. É grátis e rapidinho.

Abra sua conta
Login Abra sua conta