Conteúdos para você

Aprenda a fazer um melhor uso do seu cartão de crédito

 

POST 6 - BLOG  Aprenda a fazer um melhor uso do seu cartao de credito.png

Visto por alguns como terror das finanças e por outros como salvador da pátria, é fato que o cartão de crédito divide opiniões. Para alguém com pouco controle, é bastante simples ter as finanças desequilibradas por conta do uso desenfreado do crédito, ao passo que o uso consciente do cartão pode ser uma mão na roda para organizar contas e fazer o dinheiro render mais.

Com um cartão de crédito, é possível parcelar compras nacionais e internacionais, centralizar todos os gastos em um só lugar e fazer uso do cartão de modo que seu dinheiro seja aplicado estrategicamente no pagamento de contas e em gastos em geral, para que ele atenda melhor as suas necessidades.

Assim, perguntamos: você sabe qual a melhor maneira de aproveitar as facilidades do cartão de crédito e organizar a sua vida financeira?

Veja abaixo algumas boas práticas que podem te ajudar a fazer um uso melhor do seu cartão:

Estabeleça um limite

Primeiramente, defina um limite máximo de gastos para seu cartão. Ele não precisa refletir o limite próprio do cartão, e sim ser um valor máximo que você se predispõe a não ultrapassar com gastos. Uma regrinha aqui que pode te ajudar é de estabelecer como limite dos gastos com cartão o montante de, no máximo, 50% do seu salário.

Faça um planejamento das suas compras

Antes de utilizar seu cartão de crédito, planeje os seus gastos para que você já saiba de antemão quais custos terá e como poderá encaixá-los melhor nas suas finanças. Assim, ao se programar, você poderá dividir seus gastos entre pagamentos com cartão de crédito e débito. Com um bom planejamento, você também evita gastos supérfluos.

Faça o menor número possível de prestações

Sempre que possível, parcele a compra no menor número de prestações. Logo de cara, avalie se é realmente necessário parcelar aquela compra e, quando for, parcele em, no máximo, três vezes. Isto porque um número muito alto de prestações pode afetar a disponibilidade do seu limite e tornar-se uma bola de neve caso você não tenha um bom controle financeiro. Além disso, se puder pagar algo à vista, faça.

Consulte regularmente os lançamentos do seu cartão no app AgZero

Por mais que pareça óbvio, fique sempre de olho nos lançamentos da sua fatura, afinal, sempre existe a possibilidade de que você identifique algum valor errado ou até alguma transação fraudulenta. Manter uma consulta regular também é uma prática que pode te ajudar a controlar melhor os gastos.

Tome cuidado com compras impulsivas

Sabemos que pode ser difícil resistir a promoções ou aquela oferta imperdível, mas antes de sair adquirindo tudo, entenda se você realmente precisa daquele item. Antes de finalizar a compra, pense com cuidado e tenha sempre em mente o status atual da sua fatura, para entender se ela realmente comporta mais uma compra.

Pague o valor total

Sempre dê preferência a pagar o valor total da fatura. Quando ela não é paga na totalidade, existe acúmulo do valor não pago para o próximo mês com adição de juros, que costumam ser altos. E são muitas as histórias de dívidas que se tornaram uma bola de neve por conta de pagamento parcial de fatura.

Evite o pagamento de contas de água, luz e telefone

Para concentrar todos os gastos em um único lugar, muitas pessoas optam por pagar com o cartão de crédito algumas contas mensais, como aquelas de água, luz e telefone. Porém, as tarifas para o pagamento destes boletos com o cartão de crédito geralmente são altas, o que não resulta em um bom negócio.

Com estas dicas, o uso do cartão será mais inteligente, você poderá aproveitar ainda mais as vantagens e nós poderemos oferecer limites mais aderentes às suas movimentações. ;)

Até mais,

AgZero, o banco digital do Safra.

 

 

 

Todos os posts

É zero tarifas, zero burocracia e zero
agência. O AgZero é 100% digital.
Abra a sua conta. É grátis e rapidinho.

Abra sua conta
Login Abra sua conta